JAGUARIAÍVA, DESTINO DAS CACHOEIRAS E CÂNIONS

Viagem perfeita é ter contato com a natureza e aproveitar infinitas opções de paisagens, cachoeiras, cânions e trilhas. Jaguariaíva é um destino perfeito para isso, uma cidade com muitas belezas naturais. Um lugar que não pode faltar é o 8° cânion mais extenso do mundo.

Cerca de 240km de Curitiba, (cerca de três horas para chegar lá)! Uma cidade cheia de opções para quem curte natureza e aventura, o município fica ao lado de Sengés, Itararé e Bom Sucesso do Itararé, já no estado de São Paulo, a cidade forma o deslumbrante Vale do Itararé. Região cheia de aventura e lugares para serem explorados.

A cidade tem diversas opções de passeios voltados ao ecoturismo e aventura. Mas também, podemos agregar um pouco de história no roteiro.

Principais atrativos:

Foto Cachoeira Lagoa Azul

Cachoeira Lagoa Azul

Trilha Lagoa Azul

Na cachoeira da Lagoa Azul, na parte de cima, há uma trilha aquática em meio a um cânion, com três belas cachoeiras no caminho. Durante o percurso, há trechos com pedras e partes que não dão pé, é aconselhável ir com cuidado e boia para se apoiar, mas o mais importante é o visual de tirar o fôlego. No final da trilha, há uma cachoeira, com o nome de Véu da Noiva.

Cânion do Rio Jaguariaíva

Perfeito para a prática de esportes radicais, como o rafting e canoagem, com aproximadamente 10 km. Seus paredões podem chegar a 80 metros.
Na cidade, há empresas de turismo de aventura, que oferecem as atividades de Rafting pelo Cânion do Rio Jaguariaíva.

Foto Estação Ferroviária

Estação Ferroviária

Estação Ferroviária

Localizada na Praça Getúlio Vargas, a Estação foi inaugurada em 1970, com sua localização estratégica, garantiu a integração do tronco ferroviário a ligação com o sul e sudeste do País e Norte do Paraná até a década de 1970.

Palacete Conde Francisco Matarazzo

Considerado um dos símbolos arquitetônicos, faz parte da memória histórica de Jaguariaíva. Era o local de descanso do Conde e sua família quando em visita à fábrica. Atualmente funciona no local o Departamento de Turismo.

Parque Estadual do Cerrado

Parque Estadual do Cerrado

Parque Estadual do Cerrado

Com o objetivo de conservar um dos últimos remanescentes de cerrado ainda existente no Estado, destinados a preservar a flora: caviúna, o barbatimão e a fauna como o lobo guará, o tamanduá-bandeira e a gralha do cerrado.

Um cenário de árvores retorcidas, uma vegetação de beleza cênica única, que além de flores exuberantes, proporciona uma imensa riqueza biológica e uma fauna rica e expressiva, fatores que garantem ser o cerrado, a savana de maior biodiversidade do mundo.

O Parque destina-se basicamente às atividades de ecoturismo, educação ambiental e pesquisa, oferecendo monitores, estacionamento, centro de visitantes, alojamento para pesquisadores, centro de pesquisa, casa do guarda-parque, posto avançado e torre de observação.

A visitação ao Parque é limitada. Para agendar visitas de grupos acima de 10 pessoas é preciso entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


Parque Estadual do Vale do Codó

Parque Estadual do Vale do Codó

Parque Estadual do Vale do Codó

Bacia hidrográfica, cravada no Vale do Sertão de Cima, com extensão de aproximadamente 9 km e um paredão de pedras que oscila entre 20 m e 60 m de altura, por ele corre o rio Jaguariaíva. O Vale é margeado por uma mata virgem e espessa, viveiro de várias espécies de animais.

Em 1943 as Indústrias Matarazzo aproveitando os acidentes geográficos do local construiu uma represa e usina para geração de energia para a fábrica. As visitas somente com autorização do Departamento de Turismo.

Parque Linear do Rio Capivari

Projeto ambiental de recuperação do rio com extensa área verde no centro da cidade, sendo que uma das principais atrações é o Cachoeirão que pode ser observado do mirante. Conta com infraestrutura de lazer como ciclovia, playground, bosque, lago artificial, quiosques e lanchonete. Localiza-se na Rua Levi Taques.

Parque Municipal Lago Azul

Parque Municipal Lago Azul

Parque Municipal Lago Azul

O Parque fica a 3 km da cidade de Jaguariaíva, chegando ao local, antes de ter acesso a cachoeiras, um rio, Lajeado Grande corta o parque e forma três belíssimas quedas d’água e piscinas naturais de águas frias e cristalinas.
A primeira cachoeira é a do Lago Azul, com aproximadamente 20 metros de altura em forma de escadaria, terminando numa profunda piscina natural. O Lago Azul e sua cachoeira propiciam a prática de mergulho e rapel.

Antes da cachoeira do Lago Azul, o rio Lajeado Grande presenteia os visitantes com um espetáculo à parte: a cachoeira do Véu da Noiva, que tem mais de 40 metros de altura e é excelente para a prática de rapel. Acima da cachoeira encontra-se a Cachoeira das Andorinhas, com 12 metros de altura.

Parque Municipal Lago Azul

Parque Municipal Lago Azul

Uma curiosidade, Jaguariaíva, segundo a biblioteca do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) tem origem no tupi-guarani. “Jaguar = Cachorro mau, ou seja o conhecido Lobo + y = água + aíva = do outro lado, significando ‘cachorro mau que ladra do outro lado da água’, como alusão ao ‘pouso’ dos tropeiros que do Viamão demandavam a São Paulo”, explica o site.

Envie a sua dica de destino, clique aqui!

Encontrou um erro? Avise aqui!

RELACIONADOS

BURACO DO PADRE Uma das mais belas cachoeiras próximas de Curitiba, com certeza é o Buraco do Padre e a Fenda da Freira, que fica em Ponta Grossa, no Paraná, cerca de 100 km da capital paranaense. ...
SENGÉS, O PARAÍSO DAS CACHOEIRAS O Paraná é cheio de lindas paisagens naturais e a pequena cidade de Sengés, noroeste do estado, com aproximadamente 311 km de Curitiba, esconde muitos encantos, cenário para quem busca aventura e ativ...
       

Deixe um comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Próximas aventuras

 
Vilarejos rurais, travessia de rios e riachos, bicas d’água, locais com vista para montanhas, engenho de cachaça, farinheira e fábrica de bala de banana artesanal, piscinas naturais, pequena cascata, lagos, bosque e ponte pênsil.
O Pico Paraná é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil com 1.877 metros de altura e está localizada em um complexo de montanhas denominado serra do Ibitiraquire.
Em uma área de 1.156 hectares em Corupá, no Norte de Santa Catarina, encontramos a imensa beleza da Rota das Cachoeiras, com 14 quedas d’água.
O Araçatuba, com seus 1673 m de altitude, é a montanha mais alta da região sudeste do Paraná, quase divisa com o estado de Santa Catarina.
Disposto a caminhar e encontrar uma linda cachoeira, esse roteiro do Aventura Curitiba traz uma experiência em uma caminhada por campos, um pouco da mata e uma cachoeira linda para contemplar.

Lojinha do AC

 

Receber as novidades