SENGÉS, O PARAÍSO DAS CACHOEIRAS

O Paraná é cheio de lindas paisagens naturais e a pequena cidade de Sengés, noroeste do estado, com aproximadamente 311 km de Curitiba, esconde muitos encantos, cenário para quem busca aventura e atividades de ecoturismo. Com divisa com São Paulo, a cidade possui uma região turística do Vale do Jaguaricatú, com cachoeiras de águas cristalinas, rios, riachos, corredeiras, cascatas e cânions de paisagens de tirar o fôlego.

Na região, há empresas de ecoturismo que podem te levar em muitos passeios, como a trilha do Sobradinho e Cânion, este que se trata de uma trilha leve, que te proporciona a paisagens exuberantes com parada em duas cachoeiras para banho e uma parada ao Cânion Jaguaricatú, de uma beleza única.

Confira alguns pontos que não podem faltar no roteiro:

Poço do Encanto

Poço do Encanto

Poço do Encanto

Parada obrigatória, se você for para Sengés, um lugar mágico e de muita beleza.
O poço é uma nascente de águas puras e cristalinas de cor azul e areias brancas em meio a uma área de preservação ambiental. É possível ver os movimentos das areias no fundo, onde as águas brotam de vários lugares. Um lugar único e até mágico, de uma beleza extraordinária

Piscina natural da Cachoeira do Sobradinho

Piscina natural da Cachoeira do Sobradinho

Trilha das Cachoeiras

A trilha possui algumas cachoeiras apropriadas para banho e outras para a prática de rapel. A mais apropriada para banho é a cachoeira do veadinho.

Com 14 km, a trilha possui cachoeiras ao rio Lajeado Grande desde Itararé até Sengés: Cachoeira da Cabeceira (com 35 metros de altura), Cachoeira do Postinho, Cachoeira dos Veadinhos, Cachoeira dos Bugres (20 metros de altura), Cachoeira do Lajeadão (20 metros), com muitas piscinas naturais. O trecho final, a Cascata do Poço Fundo.


Cachoeira do Corisco

Cachoeira do Corisco

Cachoeira do Corisco

A cachoeira já surpreende de longe, com sua forma de coração e uma linda paisagem ao seu redor. Com aproximadamente 98 m de queda no final do Cânion Bonsucesso, a cachoeira pode ser vista de uma plataforma e contemplar a natureza, com a bela paisagem da cachoeira com belas formações rochosas.

Plataforma da Cachoeira do Corisco

Plataforma da Cachoeira do Corisco

Gruta da Barreira

Localizada a 13 km de Sengés, a gruta virou um atrativo turístico e religioso, com formação pelo desabamento dos arenitos, onde corre o rio Itararé. A Gruta da Barreira ou da Santa, como é chamada, deixam transparecer aos mais crentes, uma santa em seu interior. Pelo seu apelo místico – religioso, turistas acreditam pela fé ou até mesmo pela imaginação. Só indo para comprovar.

Véu da Noiva

Véu da Noiva

Cachoeira do Lageado Grande ou Véu da Noiva

Uma das cachoeiras mais linda da região, com uma queda de aproximadamente 15 m de altura no Rio Jaguaricatu. Em seu entorno, uma rica vegetação nativa, que deixa o lugar ainda mais extraordinário. Ótimo para passar o dia, com água cristalina e uma paisagem de tirar o fôlego.

Túnel Ferroviário Fábio Rego

Túnel Ferroviário Fábio Rego

Túnel Ferroviário Fábio Rego

Com aproximadamente 1km de extensão e todo construído de pedra, o túnel é uma das trilhas em destaques no local, que por anos, foi uma das principais ligações com o Uruguai, mas hoje está completamente desativada. Dentro do túnel, há uma trilha que está completamente alagada e a escuridão toma conta do lugar, nas paredes é possível ver detalhes da construção. Para fazer este passeio, é possível comente com um veículo 4×4.

Cânion do Jaguaricatú

Cânion do Jaguaricatú

Cânion do Jaguaricatú

Parada obrigatória no oitavo Cânion maior do mundo em extensão de área verde. São paredões de 100 a 200 metros com vegetação nativa e preservada.

A visão é privilegiada de toda natureza exuberante da região. São paredões de arenito, que passa por Castro e se destaca em Itararé, que são os cânions mais expostos.

Autor(a): Bárbara Lobo

Foto(s): Bárbara Lobo

Envie a sua dica de destino, clique aqui!

Encontrou um erro? Avise aqui!

RELACIONADOS

JAGUARIAÍVA, DESTINO DAS CACHOEIRAS E CÂNIONS Viagem perfeita é ter contato com a natureza e aproveitar infinitas opções de paisagens, cachoeiras, cânions e trilhas. Jaguariaíva é um destino perfeito para isso, uma cidade com muitas belezas natur...

Próximas aventuras

 
O Morro do Canal está localizado no município de Piraquara e é o último morro da Serra do Marumbi da qual faz parte o Pico do Marumbi e o Morro do Vigia entre outros.
O Buraco do Padre localizado da região de Itaiacoca é uma furna que apresenta uma cascata interna de 30 metros.
Vilarejos rurais, travessia de rios e riachos, bicas d’água, locais com vista para montanhas, engenho de cachaça, farinheira e fábrica de bala de banana artesanal, piscinas naturais, pequena cascata, lagos, bosque e ponte pênsil.
O Araçatuba, com seus 1673 m de altitude, é a montanha mais alta da região sudeste do Paraná, quase divisa com o estado de Santa Catarina, fazendo parte do complexo da Serra do Mar.
A formação Emergency First Response concentra na construção de confiança nas pessoas leigas e aumentando a sua disponibilidade para responder, quando confrontado com uma emergência médica.

Lojinha do AC

 

Receber as novidades